• Ligue: +55 (85) 3021.1712 (Fortaleza) | +55 (88) 3613-1733 (Sobral)
  • E-mail: gestao@aurionarquitetura.com.br

Scholar

Neste espaço você encontra artigos científicos e monografias que tratam da Aurion como objeto de estudo ou foram desenvolvidos por colaboradores com apoio da Aurion

O POTENCIAL DO ESPAÇO LIVRE DO HORTO FLORESTAL DO IBAMA EM SOBRAL, CEARÁ.

Autor: Tayene Parente, 2012

Partindo-se das premissas da sustentabilidade ambiental e da educação como agente modificador do meio e da qualidade de vida das pessoas, identifica-se o potencial de um terreno em Sobral, que recebe a denominação de Horto Florestal do IBAMA em Sobral, a fim de propiciar melhorias similares às atingidas na Colômbia, para os moradores daquele município cearense. Trata-se de identificar possibilidades capazes de promover a transformação urbana e social, tal como a ocorrida na cidade de Medellín, onde foram executados projetos de reurbanização e inclusão social em bairros descentralizados, aproveitando os recursos existentes, tendo como mote a educação.

A APLICABILIDADE DO SISTEMA GERAL DA QUALIDADE DO ESCRITÓRIO AURION
ARQUITETURA PARA CERTIFICAÇÃO LEED NOVAS CONSTRUÇÕES EM UMA INDÚSTRIA DE
LOUÇAS SANITÁRIAS EM CAUCAIA – CEARÁ - BRASIL

Autor: Tayene Parente, 2015

Em virtude do crescimento do setor de construção civil, e a verificação de que o mesmo setor se mostrava como um dos grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes e uso de recursos naturais, gerando grandes desperdícios, foram então desenvolvidas formas de controlar os sistemas que envolvem a construção civil. Serão, portanto, comparadas duas ferramentas de projeto com reconhecimento internacional, o sistema ISO 9001 e o selo LEED Novas Construções. Essas metodologias envolvem desde o setor organizacional e administrativo das empresas, até o setor operacional de construção. Ambos permitem certificações, porém a primeira no âmbito empresarial e a segunda na edificação projetada e efetivamente construída, no entanto, elas tem em comum a visão de otimização dos projetos, buscando as premissas da sustentabilidade de constante renovação e reutilização de matérias primas e a melhoria continua dos processos. 

ESTUDO COMPARATIVO PARA VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE UMA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES INDUSTRIAIS.

Autor: Herbet Rocha, 2014

As etapas de pré-planejamento e concepção de projetos de grandes empreendimentos industrias veem sendo reconhecidas como fundamentais para mitigação de riscos. O design – ou projeto de arquitetura e engenharia – se apresentam como instrumentos necessários aos estudos de viabilidade econômica e ambiental do Projeto ou Empreendimento que são cruciais nesta etapa. Este artigo apresenta uma metodologia de  erenciamento de projetos de edificações industriais baseada nas práticas do Guia PMBOK®, na metodologia Front End Loading (FEL), a partir do Modelo de Referência para o Gerenciamento do Processo de Projeto Integrado de Edificações – GPPIE de Romano (2003), que analisa sete metodologias e dois estudos de caso de pequenas construtoras no Região Sul do Brasil. O presente estudo comparativo incluiu a análise de eficácia da metodologia de gerenciamento de projeto Aurion- Mako aplicada a um projeto de ampliação e reconstrução de uma fábrica de calçados em Itapipoca-CE. Palavras-chave: Gerenciamento de Projeto. Projetos Industriais. Design de Edificações

A EMPRESA AURION: POSICIONAMENTO NA VISÃO DOS CONSUMIDORES ORGANIZACIONAIS.

Autoras: Liliane Araújo, Érika Linhares, Maria do Socorro Mesquita, 2012

A forma como as empresas se posicionam no mercado é que leva a fixação da mesma na mente dos consumidores, contribuindo no momento da escolha de produtos e serviços que atendam suas necessidades. A pesquisa buscou compreender o posicionamento de uma empresa de arquitetura localizada no município de Sobral-CE, tendo como objetivo conhecer o posicionamento da empresa Aurion Arquitetura e Consultoria Ltda. na visão de seus consumidores organizacionais. Pretende-se também adquirir um maior conhecimento sobre o que o consumidor organizacional da Aurion considera relevante ao escolher esses serviços, para, através dos resultados obtidos, alçar parâmetros para o estudo desse consumidor em geral. Adotou-se como referencial teórico o estudo do comportamento do consumidor, serviços de arquitetura e posicionamento de mercado. A metodologia utilizada para a investigação do tema foi pesquisa de campo com 13 gestores que são clientes da Aurion e que contrataram mais de um projeto com essa empresa. Concluiu-se que a qualidade dos serviços é o fator primordial para a escolha da empresa, o que comprova que ter ISO 9001 é um requisito relevante e que os consumidores organizacionais associam a empresa Aurion com qualidade, fazendo valer (ou percebendo) o seu posicionamento. 

COMPATIBILIDADE ENTRE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) ISO 9001 E CERTIFICAÇÃO LEED 2009 NC - NOVAS CONSTRUÇÕES E GRANDES PROJETOS DE RENOVAÇÃO - ESTUDO DE CASO DO ESCRITÓRIO AURION ARQUITETURA E URBANISMO.

Autor: Maximino Frota, 2011

A presente monografia analisa a compatibilidade entre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001 do escritório Aurion Arquitetura e Urbanismo e o sistema de certificação LEED NC, Novas Construções e Grandes Projetos de Renovação. O escritório Aurion tem sua sede no Ceará e foi o primeiro do Brasil a obter a certificação ISO 9001, em 2000, com o escopo em Projetos Industriais e Comerciais de grande porte. Constata-se que preocupações relacionadas à sustentabilidade sempre estiveram presentes. Neste trabalho tabula-se a sua IT 24, uma Instrução de Trabalho do SGQ que trata das diretrizes de projeto do escritório, e cruza-se com os Pré-Requisitos e Créditos da certificação LEED NC. O resultado é uma contribuição direta ao escritório Aurion Arquitetura e Urbanismo, que terá uma análise crítica de seu sistema através da lente da certificação verde. A esperança é de que os principais beneficiários sejam os cidadãos das gerações futuras que viverão em um mundo projetado de maneira responsável e sustentável.

DIFERENCIAÇÃO EM SERVIÇOS DE ARQUITETURA NA CIDADE DE SOBRAL.

Autor: Liliane Araújo, 2008

Em conseqüência ao desenvolvimento econômico de Sobral percebeu-se um acentuado crescimento do setor de construção civil. Junto a este desenvolvimento, um aumento da demanda por serviços de arquitetura. Neste cenário, objetivou-se investigar, à luz do marketing, o atual esforço de diferenciação em serviços de arquitetura na cidade de Sobral-CE. Metodologicamente, foi adotado estudo do tipo exploratório, utilizando uma pesquisa bibliográfica de autores relevantes da área de marketing, bem como uma pesquisa de campo por meio de entrevistas informais semi-estruturadas com base no referencial teórico. Como resultado, identificou-se, por meio dos 10 Ps de marketing em serviços: produto, preço, ponto comercial, promoção, processo, posicionamento, pessoas, parcerias, pós-venda e perfil da gestão que pouco há diferenciação da concorrência em relação a estes Ps. Apenas um escritório, dos cinco pesquisados, apresentou maior diferenciação e o mesmo demonstrou pouco atuar com seus serviços na cidade de Sobral. De acordo com a pesquisa, quatro arquitetos responderam que a criatividade é o maior diferencial na arquitetura. Concluiu-se que o que faz diferença é a práxis de gestão dos serviços de arquitetura com o foco em administração de marketing, estando a criatividade dependendo disso – além do domínio da técnica tem que ter estratégia e diferenciação em marketing. Recomenda-se uma pesquisa posterior para analisar a diferenciação dos serviços de arquitetura na visão dos consumidores.